terça-feira, 18 de setembro de 2012

Encontro Marcado




“Encontro marcado” é uma cena esculpida em bronze pelo artista Leo Santana e situada em uma praça em Minas Gerais.  O projeto para o conjunto de esculturas foi criado pelo Governo do Estado e realizado em parceria com a Minerações Brasileiras Reunidas (MBR) e homenageia os escritores mineiros Otto Lara Resende, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Hélio Pellegrino. O conjunto, formado por quatro esculturas de bronze, em tamanho natural, foi instalado no complexo arquitetônico da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte e inaugurado em 2005.
A homenagem aos escritores servirá de exemplo para as próximas gerações pelo sentimento de amizade e solidariedade que marcou a vida dos "Quatro Cavaleiros do Apocalipse", como os autores ficaram conhecidos na década de 1940.
Durante a solenidade de inauguração, parentes dos escritores ficaram emocionados com a homenagem. Um grupo de quatro artistas mineiros (Jota D'ângelo, Mamélia Dorneles, Maria Olívia e Geraldo Roberto) leu o poema "Balada dos Moços dos Tempos D'Antanho", de Alphonsus de Guimarães Filho, que fala da vida e da amizade dos quatro escritores.

Pedro Sabino, filho de Fernando Sabino, destacou que "eles fizeram da literatura não só uma razão de vida, mas uma grande amizade. Por isso, eles estão aqui juntos. Esta amizade os manteve juntos em vida. E eles agora são perpetuados aqui nesta praça", disse.

Helena Lara Resende, esposa de Otto Lara Resende, e Joan Mendes Campos, esposa de Paulo Mendes Campos, não contiveram as lágrimas ao ver de perto a semelhança das esculturas com os escritores.

Paulo Mendes Campos Magnani, sobrinho de Paulo Mendes Campos, também afirmou ter ficado emocionado e satisfeito com a homenagem. "É uma homenagem singela aos quatro mineiros e que vai despertar a curiosidade de quem passa por aqui", disse.