sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Vendo mais sobre a Arte Cristã!

A arte de pintar para catequizar

A ERA CRISTÃ: A CRUCIFICAÇÃO DE JESUS.

AS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS DOS PRIMEIROS CRISTÃOS, PODEM SER SITUADAS ENTRE OS FINAIS DO SÉCULO I E O SÉCULO VI.

Fatos importantes:
- SÉCULO II AO V d.C.
- NASCIMENTO DE JESUS CRISTO.
- PODER ENFRAQUECIDO DO IMPÉRIO ROMANO.
- SOLDADOS ROMANOS PERSEGUEM OS CRISTÃOS.
- HOMENS COMUNS FAZIAM PINTURAS SIMPLES, PARA PROPAGAR O CRISTIANISMO.

A arte cristã, como expressão simples e simbólica, originou-se dos cristãos, seguidores dos ensinamentos de Jesus Cristo. Surgiu, então, a Arte Cristã primitiva.
Com o nascimento de Cristo, uma nova era ameaçou os romanos, desencadeando a perseguição aos cristãos e seu "Rei Espiritual" e "Profeta". Esta fase de perseguição ficou registrada nas catacumbas, onde os cristãos celebravam seus cultos.
Esta perseguição marcou a primeira fase da Arte Cristã: a fase catacumbária, que recebe este nome devido às catacumbas, cemitérios subterrâneos em Roma. Estas catacumbas se localizavam em Roma e as pinturas simbólicas expressavam bem os sentimentos da época.
A simbologia das pinturas feitas nas catacumbas trazia peixes, ovelhas, cordeiros, todos com intuito de traduzir nossas passagens bíblicas, Jesus, o Pastor, e seus seguidores.
A perseguição aos cristãos levou três séculos, até o período do imperador Constantino, que reconheceu o Cristianismo como religião, dando início à segunda fase da arte cristã, que envolveu a utilização das basílicas para suas celebrações. Tanto os gregos como os romanos adotavam um modelo de edifício denominado “Basílica”- eram edifícios com grandes dimensões: um plano retangular de quatro a cinco mil metros quadrados, com três naves separadas por colunas e uma única porta na fachada principal.

FUNÇAO DA ARTE:
A ARTE ESTAVA A SERVIÇO DE UM OBJETIVO: A DIVULGAÇÃO DO CRISTIANISMO.
TINHA UMA FUNÇAO DIDÁTICA.

Para entender melhor...
PORQUE ARTE PRIMITIVA?
COM O NASCIMENTO DE CRISTO, UMA NOVA ERA AMEAÇOU OS ROMANOS, DESENCADEANDO A PERSEGUIÇÃO AOS CRISTÃOS E SEU “REI ESPIRITUAL” E “PROFETA”. ESTA FASE DE PERSEGUIÇÃO FICOU REGISTRADA NAS CATACUMBAS ONDE OS CRISTÃOS CELEBRAVAM SEUS CULTOS. ESTAS CATACUMBAS SE LOCALIZAM EM ROMA E AS PINTURAS SIMBÓLICAS EXPRESSAM BEM OS SENTIMENTOS DA ÉPOCA.
PARA OS CRISTÃOS SE ESCONDEREM DOS SOLDADOS ROMANOS, COMEÇARAM A SE REFUGIAR NAS CATACUMBAS. NESTE LOCAL FAZIAM SEUS CULTOS E PINTAVAM, NAS PAREDES DAS CATACUMBAS, CENAS BÍBLICAS COM INTENÇÃO DIDÁTICA.
ASSIM, NAS PAREDES E NOS TETOS DESSAS GALERIAS FORAM REGISTRADAS AS PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES DE PINTURA CRISTÃ, E ESTAS NÃO ERAM EXECUTADAS POR GRANDES ARTISTAS, MAS POR HOMENS DO POVO, CONVERTIDOS A NOVA RELIGIÃO. A ARTE PRIMITIVA, RÚSTICA E SIMPLES NAS CATACUMBAS.

 
-DESENHOS:
OS DESENHOS ERAM FEITOS DE MODO A CATEQUISAR O POVO NÃO LETRADO, TRAZIAM CENAS BÍBLICAS COM INTENÇÃO DIDÁTICA.

-ICONOGRAFIA:
É A REPRESENTAÇÃO DE UMA IMAGEM, INSPIRADA NA TRADIÇÃO BÍBLICA E INTRODUZ NAS ARTES DECORATIVAS UM SENTIDO DOUTRINAL E PASTORAL.

-SIMBOLOGIA:
A SIMBOLOGIA DAS PINTURAS EXIBE PEIXES, OVELHAS, CORDEIROS, QUE TRADUZEM NOSSAS PASSAGENS BÍBLICAS, JESUS, O PASTOR E SEUS SEGUIDORES.
OS CRISTÃOS CRIARAM UMA SIMBOLOGIA PRÓPRIA: PÃO E VINHO, CORDEIRO...

Fonte: Adaptado do blog artesvisuaisatps