Pop Art de Andy Warhol
A Arte Moderna é o termo genérico usado para editar a maior parte da produção artística do fim do século XIX até meados dos anos 1970, enquanto que a produção mais recente da arte é chamada, frequentemente, de Arte Contemporânea (alguns preferem chamar de Arte Pós-moderna).
A partir de meados das décadas de 60 e 70, notou-se que a arte produzida naquele período já não mais correspondia à Arte Moderna do início do século XX. A arte contemporânea entra em cena a partir dos anos 70, quando as importantes mudanças no mundo e na nossa relação de tempo e espaço transformam globalmente os seres humanos.
Com as mudanças sociais, como o avançado uso da tecnologia e a ampliação da comunicação, assim como a produção em massa, as artes passam a lidar com um novo sujeito. Os valores estéticos são questionados e os padrões de beleza, antes tão marcados nas artes, passam a ser mais flexíveis, aceitando produções com diversos materiais e com novas formas. O olhar das pessoas sobre as artes muda e os valores podem ser mudados. O diferente e o surpreendente ganham mais espaço e os rígidos padrões,até então, tão marcados pela estética, abrem espaço para novidades e novas regras.
Entre os movimentos mais célebres estão a Op Art, a Pop Art, o Expressionismo Abstracto, a Arte conceptual, a Arte Povera, o Minimalismo, a Body Art, o Fotorrealismo, a Internet Art e a Street Art, a arte das ruas, baseada na cultura do grafite, e inspirada faccionalmente na geração hip-hop, tida muitas vezes como vandalismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário