O Xadrez é constituído 16 peças para cada jogador (8 peões, 1 Rainha, 2 Bispos, 2 Cavalos, 2 Torres e 1 Rei).
Na primeira jogada de cada jogador há uma variedade de 20 movimentos, totalizando 400 inícios diferentes.
Os movimentos iniciais são 1 ou 2 casas para frente com o peão ou os movimentos dos cavalos.
Segue a imagem:
Rainha (Dama): Ela se move verticalmente, horizontalmente e em diagonal, quantas casas possíveis, totalizando 8 direções :
Bispo: Ele se move na diagonal, totalizando 4 direções possíveis :
Cavalo: ele se move em L, podendo mover-se para 8 posições diferentes:
Obs. O cavalo é a única peça que passa por cima de outra peça.
Caso na casa que ele vá parar tenha uma pessoa, ele a come, caso esta seja do inimigo, caso dele próprio torna-se um movimento impossível.
Torre: a torre se move na horizontal e na vertical totalizando, 4 direções diferentes :
Rei: o rei se move apenas uma casa de cada vez, em todas as direções, igual a rainha.
Peão: este só come na diagonal, e fica na casa da peça comida. Ele se move somente para frente e uma casa de cada vez:
Antes:
Depois:
Obs.: quando o peão chega à ultima fileira(fileira das torres) adversária, ele se torna rainha ou qualquer outra peça.
Xeque: É quando o rei (rei branco neste caso) esta ameaçado por alguma peça adversária:
No caso dessa imagem, o rei pode comer o cavalo preto, mas não a torre, pois a torre esta protegida pelo cavalo. Caso o rei coma a torre, ele entra em xeque.
Xeque-Mate:
É quando o rei esta ameaçado, mas não pode se livrar:
Obs. Quando o rei fica impossibilitado de se mover para não entrar em xeque, o jogo empata, independente das peças de cada jogador.
Roque: O rei anda duas casas para direita
Roque menor:
Antes
Depois:
Roque maior:
Antes:
Depois:
Obs: Quando se faz o roque, nenhuma das duas peças podem estar ameaçadas, e nem após os movimentos elas podem estar ameaçadas.
Ex: caso voce faça o roque, a torre, após o movimento, não pode estar ameaçada senão se torna movimento impossível.
E nem o rei, nem a torre, podem ter sido movidas.
Na primeira jogada de cada jogador há uma variedade de 20 movimentos, totalizando 400 inícios diferentes.
Os movimentos iniciais são 1 ou 2 casas para frente com o peão ou os movimentos dos cavalos.
Segue a imagem:
Rainha (Dama): Ela se move verticalmente, horizontalmente e em diagonal, quantas casas possíveis, totalizando 8 direções :
Bispo: Ele se move na diagonal, totalizando 4 direções possíveis :
Cavalo: ele se move em L, podendo mover-se para 8 posições diferentes:
Obs. O cavalo é a única peça que passa por cima de outra peça.
Caso na casa que ele vá parar tenha uma pessoa, ele a come, caso esta seja do inimigo, caso dele próprio torna-se um movimento impossível.
Torre: a torre se move na horizontal e na vertical totalizando, 4 direções diferentes :
Rei: o rei se move apenas uma casa de cada vez, em todas as direções, igual a rainha.
Peão: este só come na diagonal, e fica na casa da peça comida. Ele se move somente para frente e uma casa de cada vez:
Antes:
Depois:
Obs.: quando o peão chega à ultima fileira(fileira das torres) adversária, ele se torna rainha ou qualquer outra peça.
Xeque: É quando o rei (rei branco neste caso) esta ameaçado por alguma peça adversária:
No caso dessa imagem, o rei pode comer o cavalo preto, mas não a torre, pois a torre esta protegida pelo cavalo. Caso o rei coma a torre, ele entra em xeque.
Xeque-Mate:
É quando o rei esta ameaçado, mas não pode se livrar:
Obs. Quando o rei fica impossibilitado de se mover para não entrar em xeque, o jogo empata, independente das peças de cada jogador.
Roque: O rei anda duas casas para direita
Roque menor:
Antes
Depois:
Roque maior:
Antes:
Depois:
Obs: Quando se faz o roque, nenhuma das duas peças podem estar ameaçadas, e nem após os movimentos elas podem estar ameaçadas.
Ex: caso voce faça o roque, a torre, após o movimento, não pode estar ameaçada senão se torna movimento impossível.
E nem o rei, nem a torre, podem ter sido movidas.
e o em passant?
ResponderExcluiren passant
Excluir