quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A pintura corporal indígena

Uma das mais importantes expressões da pintura indígena é a pintura corporal.

Em nosso país os indígenas estão presentes em diversos lugares, com muitas características iguais, mas cada um com sua história e cultura diferentes. Essa é a maior riqueza: a diversidade.

Dentre as diversas formas de mostrar a cultura indígena, uma muito predominante é a pintura corporal. As pinturas corporais são alguns dos traços culturais mais conhecidos. Mas, você sabe como a tinta usada nessa pintura é feita? O que ela significa?

As tintas para as pinturas tradicionais são feitas das mais diversas formas. A mais conhecida é preparada através do jenipapo (fruta muito apreciada pelos povos indígenas). Ele é retirado verde e seu líquido é extraído e, em contato com a pele, esse líquido se transforma em uma tinta preta que se fixa na pele por até duas semanas. É interessante lembrar que essa tinta não sai sem que se passe no mínimo uma semana.
Existem etnias que usam a semente de Urucum, que solta uma tinta vermelha na pele, há etnias que usam barro e também outras formas de tinta especificas para as pinturas corporais que, às vezes, são feitas de uma forma especifica para cada grupo – por exemplo, a pintura usada nas crianças é diferente da usada por adultos, ou ainda etnias que os homens têm uma pintura distintas das mulheres.

O processo de preparação da tinta consiste em ralar a fruta com semente e depois misturá-la com outros pigmentos, como o carvão, para diversificar as cores.Nos dias comuns a pintura pode ser bastante simples, porém nas festas, nos combates, mostra-se requintada, cobrindo também a testa, as faces e o nariz. A pintura corporal é função feminina, a mulher pinta os corpos dos filhos e do marido. Cada etnia tem sua própria marca e se alguma outra utilizar a mesma, uma luta entre as aldeias pode ocorrer.


A pintura corporal para os índios tem sentidos diversos, não somente na vaidade, ou na busca pela estética perfeita, mas pelos valores que são considerados e transmitidos através desta arte. Os significados dessas pinturas são os mais variados já que cada etnia tem suas próprias representações e simbologias. Por exemplo: Temos pinturas que são utilizadas em comemorações, outras são para os rituais sagrados, há aquelas que demonstram os sentimentos, desde os mais felizes até quando estamos revoltados e indignados.
A pintura, feita com tintas criadas a partir de jenipapo, carvão ou urucum, tem como objetivo diferir os povos, determinar a função de cada um dentro da aldeia e até mostrar o estado civil. Algumas índias utilizam esse método, por exemplo, para “dizer” que estão interessadas em encontrar um parceiro.
O importante é saber que cada povo tem suas pinturas próprias e cada uma dessas pinturas tem um significado único, de acordo com a expressão cultural de cada um desses povos.


Esse foi um dos vídeos produzido durante os jogos indígenas em 2007, em Recife/Ólinda. Para o programa Ponto a Ponto, da Radiobras / Tv Brasil / Canal Integracion /.
Com a participação de Anapuaka Muniz / Daniel Santos / Vanessa Santos / Haina Castro / Janborandi / representando a Casa de Cultura Tainã e Índios Online .

Postado no youtube por Anápuáka Muniz Tupinambá Hã hã hãe.

5 comentários: